O Combate à Degradação Urbana: Uma Decisão Política
A revitalização urbana e o combate à degradação são pilares fundamentais para a qualidade de vida em nossas cidades. Recentemente, um movimento liderado por empresários e lideranças em Balneário Camboriú trouxe à tona um debate essencial: o papel da ordem estética e da segurança na preservação do patrimônio coletivo.
O presidente do Instituto Bairro Vivo e Associação Viva o Centro reforça a urgência de uma postura mais assertiva das autoridades em São Paulo. Para ele, a pichação não é apenas um ato isolado, mas uma forma de “guerrilha urbana” que precisa ser enfrentada com decisão política e rigor legal.
Confira abaixo o posicionamento oficial de nossa presidência sobre o tema:
“Ora, então graças aos céus, empresários, prefeitos e líderes sociais começam a entender o que é a pichação: uma guerrilha urbana atrelada a ideologias deletérias que buscam a degradação do meio ambiente pela feiúra — algo que traz as trevas e incentiva a barbárie.
Está na hora, Prefeito Ricardo Nunes e Governador Tarcísio de Freitas, de aplicar a lei na Capital e no Estado de São Paulo. É preciso determinar às polícias que cumpram o seu dever, sob pena de prevaricação. Hoje, em São Paulo, picha-se ‘nas barbas’ da GCM e da Polícia Militar, impunemente.
É hora de terminar com essa inação das autoridades perante a destruição e o vandalismo. Prefeito e Governador, aguardamos providências efetivas. Se foi possível controlar a Cracolândia, é possível também acabar com essa guerrilha estruturada em células por todos os bairros da capital.
É uma simples questão de as polícias terem ordens rígidas. E isto, senhores governantes, É UMA DECISÃO POLÍTICA!
Aguardamos, com fé, que Vossas Excelências enfrentem com denodo esta barbárie. No fim, diletos amigos, é sempre uma questão de se impor, ou não, a ORDEM. É uma questão de polícia eficaz.
SÓ ISSO!”
Edison Farah – Presidente
Assista ao vídeo que está mobilizando lideranças em todo o país: Luciano Hang e vereadores de Balneário Camboriú mostram como a união entre iniciativa privada e poder público pode vencer a degradação urbana. O exemplo vem do Sul, mas a lição é para todos nós. Clique no link abaixo para conferir: 👇
