Procurar por:

Bem-vindo ao “Acontecendo”, seu portal dinâmico para notícias da Metrópole de São Paulo e ao redor do mundo. Aqui, você encontrará cobertura dos últimos acontecimentos, análises profundas e reportagens especiais.

18/07/2024 – 14h00

Captura de tela 2024-07-19 161245

A UNESCO teve a grande ideia de fornecer acesso gratuito à Biblioteca Digital do Mundo, na Internet.
Lindo presente p/ toda a humanidade!

Reúne mapas, textos, fotos, gravações, vídeos e filmes de todos os tempos, jóias e relíquias culturais de todas as Bibliotecas do Planeta (disponíveis em 7 idiomas).

Vários links podem interessar aos amantes de Museus, Ópera e Cinema:

● FNAC: coloca uma seleção de 500 livros gratuitos p download gratuito
https://livre.fnac.com/n309183/Tous-les-Ebooks-gratuits

● Ópera Nacional de Paris: disponibiliza seus espetáculos online, gratuitamente
https://lnkd.in/gwdGY8n

● Metropolitan Opera de Nova York: transmite seus shows online, gratuitamente
https://bit.ly/2w2QXbP

● Cinémathèque Française: 800 master classes, ensaios e vídeo-aulas, 500 artigos sôbre suas coleções e programação
https://lnkd.in/ghCcNKn

● Forum des Images: visualização de suas reuniões
https://lnkd.in/gFbzp5q

● Centre Pompidou: podcasts dedicados às obras
https://lnkd.in/gGifD3r

● Museus: 10 museus online
https://lnkd.in/gV_S_Gq

● Filmes: 1150 filmes disponíveis
https://lnkd.in/gspcqCm

Foto: Audrey Azoulay, Diretora Geral da UNESCO.

12/07/2024 – 16h00

Captura de tela 2024-07-19 160920

O coração de São Paulo é aqui!

A série “Vem Pro Centro” apresenta, no segundo episódio, a Casa da Boia: um dos estabelecimentos comerciais mais tradicionais do Triângulo Histórico, um verdadeiro patrimônio da cidade.

Venha com a gente (re)descobrir os tesouros históricos que nossa cidade reserva e preserva com muito orgulho.

#VemProCentro! O coração de São Paulo é aqui.

12/07/2024 – 12h00

Captura de tela 2024-07-19 160232

Secretária de Urbanismo e Licenciamento palestra em reunião do CPU/NEU da ACSP

Nesta quinta-feira (11), o CPU e o NEU da ACSP promoveram uma palestra com o tema “Nossas ideias e preocupações com o centro e os destinos do zoneamento”, com a participação de Elisabete França, secretária de Urbanismo e Licenciamento do município. Ela recebeu as boas-vindas de Roberto Mateus Ordine, presidente da ACSP; Antônio Carlos Pela, coordenador do CPU; e Valter Caldana, coordenador adjunto responsável pelo NEU.

Ordine destacou as ações de segurança, zeladoria e iluminação no centro de São Paulo. “O Smart Sampa tem mais de duas mil câmeras instaladas e, com isso, a melhora na segurança é indiscutível. Em 2023 foram 924 roubos. Só no primeiro semestre de 2024 o número caiu para nove. Quando as pessoas começam a se sentir seguras, elas voltam a frequentar o centro e isso vem acontecendo aos finais de semana, onde cerca de 10 a 15 mil jovens visitam a região do Triângulo Histórico”.

11/07/2024 – 10h15

Viralização Machado de Asis

Machado de Assis redivivo. Onde?
Nos EEUU!

Assistam o vídeo para entender….

02/07/2024 – 15h00

Escoteiros Monte Olimpo
Instituto Bairro Vivo e Grupo Escoteiro Monte Olimpo: Juntos pela Comunidade

Uma Forte União para o Bem-Estar Social

Em 2 de julho de 2024, o Instituto Bairro Vivo, localizado no centro de São Paulo, recebeu com grande entusiasmo a visita do 384º Grupo Escoteiro Monte Olimpo, oriundo da Vila Curuçá, zona leste da cidade.

O encontro foi marcado por uma calorosa recepção, onde os diretores do Instituto, liderados pelo presidente Edison Farah, tiveram a oportunidade de apresentar as instalações aos jovens escoteiros. Em seguida, todos se reuniram para um café descontraído, propiciando um momento de troca de ideias e experiências.

Reconhecimento e Celebração da Parceria

Um dos pontos altos do encontro foi a entrega do Certificado de Responsabilidade de 2024, um reconhecimento concedido pelo Grupo Escoteiro Monte Olimpo ao  Instituto Bairro Vivo em virtude de sua destacada atuação na comunidade.

Presenças Notáveis e Compromisso com o Futuro

Estiveram presentes na ocasião as Lobinhas Lívia Ferreira de Araújo Souza e Beatriz Martins de Andrade, o Lobinho Valentim Chidini Santos e o Escoteiro Ícaro Antunes Ferreira, representando com entusiasmo o Grupo Escoteiro Monte Olimpo. Também marcaram presença os escotistas Caroline Rodrigues Ghidini, Claudia Simão, Eclair Rosane Pereira Gongora e Eduardo Simão da Silva, figuras importantes na formação e acompanhamento dos jovens escoteiros.

Uma Parceria de Grande Valor

A união entre o Instituto Bairro Vivo e o Grupo Escoteiro Monte Olimpo se configura como uma iniciativa de grande relevância para a sociedade, pois contribui significativamente para o desenvolvimento urbano, cultural e social da região central de São Paulo. Através da colaboração mútua e do engajamento de todos os envolvidos, ambas as instituições demonstram seu compromisso com a construção de um futuro mais promissor para a comunidade.

Essa parceria inspiradora serve como um exemplo de como a união de diferentes entidades e a colaboração entre gerações podem gerar um impacto positivo e duradouro na sociedade. O Instituto Bairro Vivo e o Grupo Escoteiro Monte Olimpo demonstram, na prática, o poder da comunidade em ação, construindo um futuro mais justo, solidário e próspero para todos.

01/07/2024 – 15h00

Poluição

POLUENTE MAIS LETAL ESTÁ NO AR DA MAIORIA DOS PAÍSES, INDICA OMS

Micropartículas presentes na fumaça de queimadas e derivados da queima de combustíveis são uma das consequências mais letais da poluição.

Clique em Saiba mais para ler a matéria na íntegra!

#PortalAmbienteLegal #poluiçaodoar #microparticulaspoluentes #efeitosdapoluiçao #queimadas #gasespoluentes

25/06/2024 – 15h00

c..

NOTAS DO TURISMO PAULISTA

Descubra as maravilhas do turismo em São Paulo!

Neste informativo, apresentamos três cidades imperdíveis para sua próxima viagem pelo estado de São Paulo:

  • Bofete: Lar da formação rochosa “Gigante Adormecido”, um marco natural único, e também a primeira cidade do Brasil a perfurar petróleo.
  • Cardoso: Desfrute da beleza da praia “Prainha” e explore o rio Turvo, conhecido por sua rica biodiversidade de peixes, plantas e flores.
  • Tatui: conhecida como “Terra do Doce Caseiro”, e explore a rica história e cultura da cidade. Lembrando ser Tatuí, também, a “Capital da Música” e cidade de inúmeros atrativos turísticos, recomendamos a sua visita.

Aventure-se pelas paisagens de São Paulo e descubra a beleza natural e a história fascinante deste estado.

Para mais informações:

21/06/2024 – 12h00

Convite Todos pelo Centro

TODOS PELO CENTRO CONVIDA

entre os dias 22 e 23 de junho, das 10:00 às 18:00, a #todospelocentro faz um convite para visitar seu estande na VIRADA ODS. Não perca!!!

19/06/2024 – 15h00

CONVITE

Um convite do Vereador Eliseu Gabriel para solenidade em comemoração aos 125 anos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas-IPT. Veja abaixo sua mensagem:

 

“O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), um dos mais antigos e prestigiados centros de pesquisa da América Latina, completa 125 anos. Vamos comemorar essa data e toda a sua trajetória de inovações e contribuições significativas para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil. Será na próxima sexta-feira, 21/6, a partir das 19h, em uma linda solenidade no auditório Prestes Maia da Câmara Municipal.

 Com um legado de excelência e compromisso com a inovação, o IPT é um pilar fundamental para o avanço tecnológico, da pesquisa e do desenvolvimento científico do Brasil.

Nesta mesma noite, vou entregar ao IPT o Voto de Júbilo da Câmara Municipal de São Paulo.

 Sua presença enriquecerá nosso evento.

Abraço!

Professor Eliseu Gabriel

Vereador-PSB

18/06/2024 – 16h00

Conversa no centro

Conversa no Centro: Revitalização do Centro de Ribeirão Preto em Debate

Assista na íntegra o segundo encontro do Conversa no Centro e saiba mais sobre as ações em andamento para revitalizar o centro da cidade!

O evento, realizado no dia 18 de junho, reuniu especialistas e autoridades para discutir a importância da convivência no centro de Ribeirão Preto.

Entre os principais pontos debatidos:

  • Revitalização por ocupação e convivência: iniciativas como o chorinho na Praça 7 de setembro são exemplos de como ocupar e dar vida ao espaço público.
  • Combate ao vandalismo: medidas como fiscalização e políticas públicas são necessárias para proteger o patrimônio histórico, como o coreto da Praça 7 de setembro.
  • Criação de uma sociedade local: a participação da comunidade é fundamental para o sucesso da revitalização, desde o comando de projetos até a zeladoria e o senso de pertencimento.
  • Desenvolvimento social e econômico: o centro da cidade tem potencial para ser um local de discussões políticas, encontros e desenvolvimento humano e financeiro.

Assista o vídeo na íntegra

#VivaOCentro #ConversaNoCentro #RibeirãoPreto

10/06/2024 – 13h00

Move Centro
Calçadão do Centro: um projeto para 50 anos

Este é o tema do 2º Seminário promovido pela @Movecentrosp, trata-se de uma continuidade das discussões iniciadas no primeiro Seminário.

DATA: 18/06 (terça -feira)
HORÁRIO: a partir das 17h30

Palestrantes:
José Eduardo de Assis Lefevre – Arquiteto e Professor
Lúcio Gomes Machado – Arquiteto
Antonia Ribeiro Guglielmi – Chefe da Assessoria Técnica do Núcleo de Planejamento da SIURB

Mediador:
Thiago Rodrigues Pereira – Pós-doutor em Direitos Humanos e Coordenador Acadêmico do IPOJUR Educacional e MoveCentroSP

Convidado: Lincoln Paiva – Doutor em Arquitetura e Pesquisador Urbano

Local: Central de Concursos
Rua Barão de Itapetininga, 163 – 6º andar – República

08/06/2024 – 14h06

Economista

Desaparece Maria da Conceição Tavares, ícone dos economistas patriotas, visão profunda e arguta sobre o funcionamento do jogo da economia no Ocidente, e guerreira permanente na promoção do desenvolvimento sustentável.

Com o fim dessa geração de cruzados obstinados pela implementação de uma economia republicana ficamos, o Brasil e Nações, mais e mais sujeitos à pirataria financeira, e à submissão dos interesses das corporações supra nacionais que dominam de forma cartelizada a economia planetária.
Salve Maria Conceição Tavares, que agora tem assento no Panteão dos homens e mulheres justos, que pugnaram pelo bem do povo no planeta Terra.

#istoé #economia #economista

08/06/2024 – 13h40

DIA MUNDIALÇ DOS OCEANOS

DIA MUNDIAL DOS OCEANOS: QUE LUGARES PODEM DESAPARECER COM O AUMENTO DO NÍVEL DO MAR?

A data instituída pela ONU é importante para o mundo prestar atenção nas consequências e os perigos que as mudanças climáticas estão trazendo aos oceanos.

#PortalAmbienteLegal #AmbienteLegal #DiaMundialdosOceanos #oceanos #aquecimentoglobal

07/06/2024 – 14h23

Captura de tela 2024-06-04 151301

ATENÇÃO – DEBATE SOBRE 0S 100 ANOS DA REVOLTA HISTÓRICA DE 1924 a Revolução Esquecida.

O papel das instituições na reconstrução de São Paulo

18 de junho de 2024 , às 15 horas

EVENTO HÍBRIDO – ORIENTAÇÕES:

Participantes presenciais: Necessário a confirmação de presença no e-mail: apoioaosconselhos@acsp.com.br. (verifique o local na imagem ao lado)

Participantes virtuais: INSCREVA-SE: https://us06web.zoom.us/meeting/register/tZMkcuytqDouGdeuFKkXHex47Z1a8ZGcT-o0 

P A R T I C I P E

07/06/2024 – 10h12

AESAP

Ciclo Aberto AESAP: Impactos da Psicologia Ambiental na Agricultura Urbana

O Instituto Bairro Vivo convida você para que veja o próximo encontro do Ciclo Aberto AESAP, que acontecerá no dia 19 de junho (quarta-feira), às 19h.

Neste encontro, será explorado os impactos e contribuições da Psicologia Ambiental na Agricultura Urbana com o especialista Nelson Pedroso (AGDS). Em seguida, será aberto para os comentários do professor Helder dos Anjos Augusto (ICA – UFMG). A moderação do encontro é feita pelo Prof. Eduardo Coutinho (DESA/UFMG).

Participe gratuitamente!

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd98wW5ImE0GC_PHQvcYsKma8QTcD1BW5-bD6hM7b97AR_CAg/viewform 

Canal AESAP no YouTube

Sobre o Ciclo Aberto AESAP:

O Ciclo Aberto AESAP é um evento mensal que promove o debate sobre temas relacionados à sustentabilidade. A cada mês, um novo convidado apresenta um tema de interesse comum na área, seguido por comentários de um especialista e moderação por um professor da UFMG.

Junte-se a nós e explore o fascinante mundo da sustentabilidade!

#AESAP #CicloAberto #Sustentabilidade #AgriculturaUrbana #PsicologiaAmbiental

05/06/2024 – 15h17

Ambiente Legal

AICA AGRO CENÁRIOS – O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

No Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído pela ONU, os diretores da Agência de Inteligência Corporativa e Ambiental – AICA, Rafael Possik e Antonio Fernando Pinheiro Pedro, ressaltam a importância da produção agrícola e da governança inteligente, sem a qual o ambiente se degrada.

#ambientelegal #diamundialdomeioambiente #ONU #AICA

05/06/2024 – 10h13

Dia mundial do Meio Ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente 2024: acelerar a restauração da terra, a resiliência à seca e o progresso da desertificação. (UNEP.ORG)

Instituto Bairro Vivo celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente com dicas práticas!

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, o Instituto Bairro Vivo reforça que a mudança começa individualmente. Adote as dicas abaixo e contribua para um planeta mais verde:

  • Consumo consciente: Reduza o consumo e o desperdício, economizando energia e água.
  • Reutilização: Dê nova vida a objetos e materiais. Uma embalagem pode ser útil para outros fins!
  • Reciclagem: Separe os materiais recicláveis e descarte-os nos coletores corretos.
  • Lixo no lugar certo: Preserve a limpeza das ruas e evite a poluição dos rios.
  • Impressão responsável: Imprima apenas o necessário e utilize o verso das folhas para economizar papel.
  • Conexão com a natureza: Aproveite o tempo livre para passear nos parques e áreas verdes da cidade.

Juntos, podemos construir um futuro mais sustentável!

Instituto Bairro Vivo: construindo um bairro mais verde e vibrante.

04/06/2024 – 16h13

c.

A região central é destaque na Veja SP desta semana.

Com ações de zeladoria, segurança, reforma de prédios antigos e incentivos para atrair novos negócios e moradores, entre outros, a @prefsp tem investido em diversas ações de requalificação na região.

Acesse o link abaixo e leia a matéria na íntegra

27/05/2024 – 12h03

Captura de tela 2024-06-04 145856

DIA NACIONAL DA MATA ATLÂNTICA – 27 DE MAIO

O dia da Mata Atlântica é o momento para refletir sobre a floresta tropical tão presente em nossas vidas. Um dos principais biomas do Brasil, com cerca de 20 mil espécies vegetais, é também um dos que mais sofre. Toda a riqueza da biodiversidade da mata é constantemente atingida pelo crescimento e urbanização das cidades. Além dos desmatamentos e degradações descontroladas.

Em 21 de setembro de 1999, o dia foi criado por decreto federal. A data escolhida é uma homenagem ao Padre Anchieta, mais precisamente, o dia em que assinou a Carta de São Vicente.

Na carta, o padre escreveu sobre a biodiversidade das florestas tropicais. Este é considerado o primeiro documento oficial a falar da nossa biodiversidade.
A carta foi assinada em 27 de maio de 1560, por isso, comemora-se o Dia da Mata Atlântica do dia 27 de maio.

Fonte: @papelsemente

#ambientelegal #dianacionaldamataatlantica #diadamataatlantica #mataatlanticabrasileira

27/05/2024 – 11h10

Captura de tela 2024-06-04 145342

CUIDADO, CALÇADAS ASSASSINAS EM SÃO PAULO!

Eliseu Gabriel

Veja o que o Vereador Prof. Eliseu Gabriel comenta a respeito da cidade de São Paulo!

21/05/2024 – 16h20

Podcast

PODCAST – CONVERSA DE PROFESSOR

Eliseu Gabriel

 

🎙No podcast “Conversa de Professor” de hoje, terça-feira (21), às 19h, o convidado é Luiz Henrique Alencar, chefe do setor de Capturas da Interpol no Brasil. Em uma conversa fascinante, será explorado os bastidores das operações nacionais e internacionais, descobrir como são conduzidas as missões de captura e entender o impacto da Interpol no combate aos mais diversos tipos de crime.

Já imaginou como é “caçar” fugitivos em uma escala global? Quais os desafios e as estratégias envolvidas? Luiz Alencar trará histórias surpreendentes sobre o trabalho intenso e sigiloso da Interpol.

📅 21 de maio
🕒 19
📍 Spotify

19/05/2024 – 18h10

As Aguas de maio que não fecharam o verao

LEIAM COM ATENÇÃO E DIVULGUEM.

Descubra a verdadeira face da bravura: como os militares e voluntários estão superando o instinto de autoproteção para salvar vidas no dilúvio gaúcho.

Em meio às enchentes devastadoras no Rio Grande do Sul, uma tenente do Exército destaca-se por sua resiliência e dedicação. Enquanto as águas de maio transbordam, trazendo destruição e desafios, ela e milhares de militares, juntamente com atores públicos e privados, trabalham incansavelmente na ajuda humanitária. Este artigo, escrito por Otávio Santana do Rêgo Barros, general de Divisão da Reserva, enfatiza a importância de se afastar das fake news e valorizar o trabalho árduo dos profissionais que arriscam suas vidas para servir a sociedade. Ele nos convida a reconhecer e apoiar o esforço coletivo que transcende a polarização, unindo-nos em prol da recuperação e do bem-estar comum.

Leia mais sobre suas histórias inspiradoras e a luta contra a desinformação

BARROS, Otávio Santana do Rêgo. As águas de maio que não fecharam o verão. Jornal do Commercio, Recife, 18 mai. 2024. Disponível em: https://jc.ne10.uol.com.br/opiniao/artigo/2024/05/18/as-aguas-de-maio-que-nao-fecharam-o-verao.html

18/05/2024 – 17h30

TECH

VENHA PARA A MARATONA TECH PELO RS E AJUDE A SOLUCONAR  OS DESAFIOS CAUSADOS PELAS ENCHENTES NO RS.

🚀 🎯 OBJETIVO – Propor soluções tecnológicas para auxiliar no enfrentamento dos problemas do desastre, na reconstrução das cidades e na prevenção de futuras tragédias. 🙌🏽 QUEM PODE PARTICIPAR – Todos que tem uma solução ou ideia inovadora para resolver os problemas causados pelas enchentes no estado RS.

💻 TUDO ONLINE – O desafio acontece de forma virtual e você pode se inscrever individualmente ou em times.

🤗 BENEFÍCIOS – Todos os participantes receberão mentorias gratuitas, as melhores ideias receberão uma premiação e a oportunidade de testar sua solução, na prática.

🎟 INSCRIÇÕES de 16/05 a 23/05 Faça parte desse desafio

 

CLIQUE NO LINK ABAIXO 👇🏽 e ajude solucionar os desafios causados pelas enchentes no RS

18/05/2024 – 16h30

Fliranópolis

FLORIANÓPOLIS ESTÁ RECUPERANDO SEUS MANGUEZAIS PARA SALVAR A ILHA DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

 

Os manguezais são ecossistemas tropicais que existem entre o mar e o rio, numa condição única de água salobra, e são encontrados em quase todo o litoral brasileiro.

Por Letícia Klein

#ambientelegal #preservaçaodemanguezais #ecossistemasdosmanguezais #manguezais #criseclimatica

17/05/2024 – 14h30

Captura de tela 2024-05-17 142526

A RECONSTRUÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL
Por onde começar?

Live com:

.Antonio Fernando Pinheiro Pedro – Coordenador do Centro de Estudos Estratégicos do Inst. DEX, Dir. da AICA;
.Rogério Rodrigues, Diretor Executivo do MOBI CAXIAS – RS;
.MARCOS BURI, Prof. da FATEC, Auditor-Líder normas ISO;
.Gen. Div. R1 Rui Matsuda, Coord. do Inst.DEX;
Apresentação:
Alex Moreira, BTN – Dallas, Texas.

Transmitido por: Brazil Talking News

16/05/2024 – 16h10

Sp no Vaticano

PREFEITO RICARDO NUNES ENCONTRA SANTO PADRE PAPA FRANCISCO

Ao lado de prefeitos de importantes metrópoles como Paris, Milão, Londres, Yokohama e Boston, o prefeito @ricardonunes, de São Paulo, representou o Brasil no encontro “Da Crise Climática à Resiliência Climática”, realizado no Vaticano e promovido pelas Pontifícias Academias das Ciências e das Ciências Sociais. O evento contou com três dias de debates, reunindo especialistas em mudanças climáticas e ativistas, incluindo o Cacique Raoni Metuktire, líder indígena brasileiro da etnia caiapó.

 

Saiba mais no site: https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2024-05/prefeito-sao-paulo-encontra-francisco-ricardo-nunes.html

15/05/2024 – 18h00

Captura de tela 2024-05-15 175617

EVENTOS SURPREENDENTES, DESTINOS HOSPITALEIROS.

Veja esta apresentação criada pelo VISITE SÃO PAULO e se surpreenda!

O VISITE SÃO PAULO, constituído como Fundação em 25 de Janeiro em meados de 1984, é uma entidade sem fins lucrativos, que busca ampliar o volume de negócios e o mercado de consumo na cidade, por meio da atividade turística, apoiando a melhoria dos serviços e atendimento aos visitantes.

Saiba mais no site: https://visitesaopaulo.com/quem-somos/ 

15/05/2024 – 17h40

Captura de tela 2024-05-15 174924

SEMANA DE LEITURA 2024 ACONTECE DE 16 A 24 DE MAIO EM SÃO PAULO

Criada por lei de minha autoria, a abertura será no Theatro Municipal!!!

✅ Mais uma Semana de Leitura, a 13ª edição!
Ela começa nesta quinta-feira, 16, e segue até 24 de maio em diversos pontos da Cidade de São Paulo, como bibliotecas, escolas, Centro Cultural, unidades do SESC, pontos de leitura, entre outros. Acontece, também, de forma on-line, pelas redes sociais Estudo e Leitura.

📚 Minha lei pegou, e a cada ano cresce o número de atrações e de participantes. Isso me enche de orgulho, pois seu principal mérito é ser inclusiva, oferecendo à população oportunidades e experiências de estudo, de cultura e de leitura, muitas vezes subtraídos em razão das dificuldades econômicas e sociais.

🤝 Mais um ano, temos a parceria das secretarias de Educação, de Cultura e da Pessoa com Deficiência, do SESC-SP, CBL, Estrela Cultural, Aprofem e Sinesp.

🌐 A Semana de Leitura 2024 está ainda mais incrível. Confira a programação em www.estudoeleitura.com.br e siga no Instagram @estudo_leitura

Abraço e nos vemos na Semana!

Professor Eliseu Gabriel
vereador de São Paulo

15/05/2024 – 15h00

Captura de tela 2024-05-09 143029

100 ANOS DA REVOLTA DE 1924

Caros e caras, no dia 23 deste mês, uma quinta-feira, das 19 às 22 horas, na Universidade São Judas, unidade Mooca rua Taquari, 546, vamos discutir a Revolução de 1924, a Revolução Esquecida.

Não deixem de participar! evento gratuito.

15/05/2024 – 14h30

Captura de tela 2024-05-15 174049

CONVITE REUNIÃO PÚBLICA

O Vereador Bombeiro Major Palumbo convida os munícipes a participarem da audiência pública sobre o PL 267/24, projeto de lei que trata sobre a perturbação do sossego.

A audiência será no Colégio Humboldt na Av. Engenheiro Alberto Kuhlmann, 525, em Interlagos no dia 15 de maio às 20h.

15/05/2024 – 14h00

Captura de tela 2024-05-15 173513

VEM AÍ O CONGRESSO BRASILEIRO DE ADVOCACIA AMBIENTAL

Fique por dentro das novas perspectivas da área e ajude a construir um futuro mais sustentável.

O que você vai encontrar no Congresso:

  • Palestras com renomados especialistas: Antônio Fernando Pinheiro Pedro, Édis Milaré, Fábio Feldman, Gilberto Passos de Freitas, Jorge Alex Athias, Paulo Affonso Leme Machado, Vladimir Passos de Freitas e muito mais.
  • Temas atuais e relevantes: Discussões sobre as últimas novidades do Direito Ambiental e seus impactos na sociedade.
  • Formato híbrido: Participe presencialmente ou on-line, de acordo com sua preferência.
  • Oportunidade de networking: Conecte-se com outros profissionais da área e amplie sua rede de contatos.

CONFIRA!!!

15/05/2024 – 13h00

Agro

AICA CENÁRIOS – IMPACTO DO DESASTRE CLIMÁTICO GAÚCHO NO AGRO DO BRASIL

Rafael Possik e Fernando Pinheiro Pedro, especialistas da Agência de Inteligência Corporativa e Ambiental (AICA), assumem a missão de desvendar as consequências estratégicas da catástrofe das chuvas no Rio Grande do Sul para o agronegócio brasileiro. Através de suas análises, os diretores da AICA traçam um panorama preciso do impacto sofrido por este setor crucial para a economia nacional.

15/05/2024 – 12h42

Jornalismo

O QUE O JORNALISMO VERDADEIRO DESCOBRIU SOBRE ESSA ENCHENTE

Fernão Lara Mesquita comenta a reportagem sobre o sucateamento do sistema de contenção de enchentes do Rio Grande do Sul – fator decisivo para o desastre.

13/05/2024 – 12h30

Revista Digital

A CRISE CLIMÁTICA E HUMANITÁRIA NO RIO GRANDE DO SUL – ERA PRA SER ASSIM?

LIVE promovida pela Iniciativa DEX, em parceria com o Brazil Talking News – BTN.

Debatedores:
– Katia Farias, empresária e enfermeira especializada em Salvamento pelo Médicos Sem Fronteiras MSF, Canoas -RS;
– Milena Strzykalski, empresária e farmacêutica industrial, Torres-RS;
– Rogério Rodrigues, Diretor Executivo do MOBI Caxias, especialista em Smart Cities, Caxias-RS;
– Gilberto Monteiro, Eng. Civil, perito judicial em danos ambientais- Teresópolis-RJ
– Fernando Pinheiro Pedro, advogado, jornalista e consultor. Coord. do Centro de Estudos Estratégicos do DEX. São Paulo-SP

Apresentação e comentários de
Alex Moreira – BTN – Dallas- Texas
Gen. Rui Matsuda – Diretor DEX. Brasília-DF

10/05/2024 – 11h30

Captura de tela 2024-05-10 112720

O Sesc SP convida para o lançamento da série “Deu Bola – As contradições do Brasil por meio do futebol” –

 

Acontecerá no dia 18/5, a partir das 14h, no Sesc Casa Verde.

Evento aberto ao público, com entrada gratuita.

09/05/2024 – 14h30

Ca

Edições Sesc realiza evento de lançamento do livro ‘Eram a consolação’, com bate-papo e sessão de autógrafos no Sesc Consolação

 

O livro será lançado nesta quinta-feira (09), às 19h, e apresenta imagens e depoimentos de artistas, jornalistas e intelectuais

09/05/2024 – 14h00

Captura de tela 2024-05-09 143029

100 ANOS DA REVOLTA DE 1924

Verifique o convite e fique por dentro 🙂

09/05/2024 – 13h40

C

Revisitando a História – Centenário da Revolução de 1924

QUINTA-FEIRA, 23 DE MAIO DE 2024 DE 19:00 A 22:00 -03

 

Uma série de palestras e debates sobre a Revolução de 1924 em São Paulo, a chamada Revolução Esquecida que teve a Mooca, então um bairro industrial, como um dos seus epicentros. Haverá palestras dos professores Moacir Assunção, Aarão Miranda da Silva e do major da PM Sérgio Marques. Ao final, teremos uma noite de autógrafos do livro São Paulo deve ser destruída – a história do bombardeio à capital na Revolta de 1924 (Record) de autoria do professor Moacir Assunção.

09/05/2024 – 13h30

BOLETIM todos pelo centro

Edição de maio do boletim digital do #TodosPeloCentro.

 

Boa leitura!

Vamos juntos,

 

#TodosPeloCentro

06/05/2024 – 13h10

Enchentes

CHUVAS NO RIO GRANDE DO SUL: HORA DE MOBILIZAÇÃO

Esperança não é estratégia!

 

Por Antonio Fernando Pinheiro Pedro em Theeagleview

29/04/2024 – 18h22

Convite Audiência

De: SVMA – CADES <cades@prefeitura.sp.gov.br>
Date: seg., 29 de abr. de 2024 às 16:05
Convite para Audiência Pública – Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) – Empreendimento “Obras da Nova Marginal Pinheiros – Oeste”.

 

Prezados(as),

O Secretário do Verde e do Meio Ambiente do Município de São Paulo, Presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – CADES convida para a AUDIÊNCIA PÚBLICA, com o objetivo de discutir questões relacionadas ao Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), nos termos da RESOLUÇÃO CONAMA Nº 001 de 23 de janeiro de 1986 e RESOLUÇÃO CONAMA Nº 237 de 22 dezembro de 1997 e ou a que vier a substituí-las, passível de deferimento pelo CADES, referente ao empreendimento “Obras da Nova Marginal Pinheiros Oeste” localizado  Entre a Ponte Jair Ribeiro da Silva até a Avenida Guido Caloi – São Paulo, tratado no Processo Administrativo SEI nº 6027.2024/0003413-4, sendo certo que a Audiência Pública ocorrerá de forma presencial, oportunidade em que será o mesmo apresentado e debatido, e que serão prestados esclarecimentos e colhidas sugestões.

Data: 15/05/2024

Horário: 18:00 hs

Local: ETEC Takashi Morita – Auditório – Avenida Mario Lopes Leão, 1050A – Santo Amaro.

 

O exemplar do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) está disponível para consulta no site da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente através do link:

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/meio_ambiente/arquivos/eia/eia_rima_nova_marginal_prinheiros_oesta.pdf

Desde a divulgação deste Edital, referente a esta Audiência Pública até o seu encerramento, nos termos do artigo 12 da Resolução nº177/CADES/2015, de 19 de dezembro de 2015.

Para fins de registro dos participantes, informamos que está disponível o Formulário de Inscrição para participação na referida Audiência Pública, através do link:

https://forms.office.com/r/BCd4XJH1ap

29/04/2024 – 11h52

SÃO PAULO

E O CENTRO VAI CAMINHANDO…

25/04/2024 – 16h52

Autodidata João Artacho Jurado

VOCÊ CONHECE JOÃO ARTACHO JURADO?

25/04/2024 – 11h53

Ruído nossa saúde

LIVRETO: RUÍDO E NOSSA SAÚDE

Alguns pontos que serão observados no Livreto:
O que é o ruído?
Como o ruído afeta a nossa saúde?
Quais são as fontes de ruído?

 

Autoria: Adelaide C. Nardocci – Alessandra G. Samelli – Fernando C. Bolque – Fulvio Vittorino – Marcelo M Aquilino – Ros Mari Zenha – Eliseu Gabriel

Curioso?…

24/04/2024 – 15h00

CPU Informa

CPU INFORMA

Prezados, boa tarde,

Foi publicado hoje (24), por meio do Diário Oficial da Cidade, o Decreto Nº 63.368, de 23 de abril de 2024. Este decreto regulamenta a Lei nº 17.844, de 14 de setembro de 2022, que aprova o Plano de Intervenção Urbana Setor Central (PIU-SCE), institui e regulamenta a Área de Intervenção Urbana do Setor Central (AIU-SCE), além de estabelecer parâmetros de uso e ocupação do solo específicos para o território e define o programa de intervenções do PIU-SCE.

24/04/2024 – 14h45

Bird

Mudanças climáticas reduziram diversidade genética de pássaros na Amazônia

Alterações dos últimos 400 mil anos estão marcados no genoma das aves analisadas.

O estudo foi realizado com pássaros do gênero Willisornis, conhecidos no Brasil como rendadinhos ou formigueiros – Foto: Tony Castro/CC BY-SA 4.0 DEED

 

#FaunaNews

24/04/2024 – 14h05

Estradas Fantasmas

FAUNA E TRANSPORTES

“Estradas fantasmas” geram impactos negativos sobre a fauna silvestre
Artigo da bióloga e pesquisadora Ingridi Camboim Franceschi.

por: Ingridi Camboim Franceschi (FaunaNews)

23/04/2024 – 09h50

Dia da Terra

22 DE ABRIL – DIA DA TERRA OU DIA INTERNACIONAL DA MÃE TERRA

O Dia da Terra nasceu nos Estados Unidos em 1970, há mais de meio século, como resultado dos movimentos sociais e estudantis que surgiram no país no final dos anos 60. No entanto, somente no dia 22 de abril de 2009 que o Dia Internacional da Mãe Terra foi celebrado pela primeira vez como um evento internacional instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Essa demora em se tornar um evento universalmente reconhecido deixa claro que a proteção ambiental não foi uma prioridade até o século XXI, quando os efeitos das mudanças climáticas e a perda da biodiversidade na Terra já estão avançados e claramente evidentes. Em anos anteriores, existiram alguns passos prévios como a criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente em 1972; a organização da primeira Cúpula da Terra no Rio de Janeiro (Brasil) em 1992; ou a declaração do Ano Internacional da Terra em 2008.

#AmbienteLegal #diadamaeterra #diadaterra #diainternacionaldamaeterra

22/04/2024 – 13h40

Ações Ilegais - Comercio de Rua

Vejam o desastre econômico e social que é provocado pela tolerância (e as vezes conivência) do poder público com a pirataria, roubo e falsificação de mercadorias.

Assistimos diariamente vendedores ambulantes vendendo mercadorias obviamente fruto de algum ilícito diante das vistas das autoridades. Vemos estabelecimentos comerciais ilegalmente funcionando prejudicando toda a economia da região central e da área metropolitana de SP. Desde bares clandestinos (incapazes de comprovar a origem legal das bebidas vendidas), até peixarias em prédios ocupados, sem falar nos gatos (ligações clandestinas) de água e energia, e internet.

 

O Dr. Edison Farah já vêm discutindo essa temática a muito tempo. O mesmo publicou diversos artigos a respeito.

19/04/2024 – 17h00

Ambiente Legal

PROGRAMA AMBIENTE LEGAL ESPECIAL – SHINDI KIOTA – A CRISE HÍDRICA : CLIMA E PLANEJAMENTO

“CRISE HÍDRICA SE DEVE TAMBÉM À FALTA DE PLANEJAMENTO E PREVISÃO” Ambiente Legal montou um estúdio de TV na última Feira Internacional de Tecnologia e Resíduos Sólidos – RWM, no stand da empresa PePeC Ambiental, com o patrocínio da rede Dona K e apoio do escritório Pinheiro Pedro Advogados. Nesse espaço, Antonio Fernando Pinheiro Pedro entrevistou personalidades que acrescentam diariamente conteúdos positivos à gestão ambiental e de sustentabilidade no Brasil. Neste Ambiente Legal Especial, veja a entrevista com o engenheiro Shindi Kiota, diretor da Universidade da Água- UNIÁGUA.

19/04/2024 – 16h50

Captura de tela 2024-04-19 164940

ROUBOS E FURTOS CAINDO E A SEGURANÇA VOLTANDO AO CENTRO DE SÃO PAULO

Primeiras semanas de abril de 2024 ampliam queda de roubos (60%) e mantém queda de furtos (21%) na região das cenas de uso, desde abril do ano passado já cerca de 14.000 vítimas A MENOS de roubos e furtos no Centro da Capital sendo 6.500 a menos só na região das cenas de uso quando comparado aos crimes registrados no mesmo período de 2022.

17/04/2024 – 17h20

Move Centro SP Calçadões

Exposição do Arquiteto José Eduardo de Assis Lefevre, no seminário promovido pela MOVE Centro SP, sobre os calçadões do centro de São Paulo.

Para quem não pôde participar do seminário, ou até mesmo para quem esteve presente, vale a pena rever à brilhante explanação do Arquiteto.

Captura de tela 2024-04-16 155801

Sindicato Estadual dos Guias de Turismo de São Paulo

O SindegturSP, está participando do conselho gestor do Distrito Turístico, lançado em 12/04.

Audiência Pública

De: SVMA – CADES <cades@prefeitura.sp.gov.br>
Date: seg., 15 de abr. de 2024 às 16:04
COMUNICADO: Convite para Audiência Pública – Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) – Empreendimento “Obras da Nova Marginal Pinheiros Oeste”

 

Prezados (as)

O Secretário do Verde e do Meio Ambiente do Município de São Paulo, Presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – CADES convida para a AUDIÊNCIA PÚBLICA, com o objetivo de discutir questões relacionadas ao Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), nos termos da RESOLUÇÃO CONAMA Nº 001 de 23 de janeiro de 1986 e RESOLUÇÃO CONAMA Nº 237 de 22 dezembro de 1997 e ou a que vier a substituí-las, passível de deferimento pelo CADES, referente ao Empreendimento “Obras da Nova Marginal Pinheiros Oeste” localizado entre a Ponte Jair Ribeiro da Silva até a Avenida Guido Caloi – São Paulo, tratado no Processo Administrativo SEI nº 6027.2024/0003413-4, sendo certo que a Audiência Pública ocorrerá de forma presencial, oportunidade em que será o mesmo apresentado e debatido, e que serão prestados esclarecimentos e colhidas sugestões.

 

Data: 08/05/2024

Horário: 18:00 hs

Local: CEU Cidade Dutra – Auditório – Av. Interlagos, 7350 – Interlagos, São Paulo

 

O exemplar do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) está disponível para consulta no site da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente através do link:

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/meio_ambiente/arquivos/eia/eia_rima_nova_marginal_prinheiros_oesta.pdf

desde a divulgação deste Edital, referente a esta Audiência Pública até o seu encerramento, nos termos do artigo 12 da Resolução n.º 177/CADES/2015, de 19 de dezembro de 2015.

 

Para fins de registro dos participantes está disponível o Formulário de Inscrição para participação na referida Audiência Pública, através do link:

https://forms.office.com/r/Tfw4tnvbYc

Captura de tela 2024-04-15 174023

Operação do Aquático SP na Represa Billings é liberada

A justiça de São Paulo acabou liberando a operação do Aquático SP, transporte hidroviário que deve promover a ligação na Represa Billings, e atender a moradores dos bairros do Grajaú, Pedreira e Cocaia.

DNCS

15 DE ABRIL – DIA NACIONAL DA CONSERVAÇÃO DO SOLO

O Dia Nacional da Conservação do Solo, comemorado em todo o Brasil em 15 de abril, foi instituído pela Lei n° 7.876/1989. A data foi escolhida por marcar o nascimento do agrimensor e pesquisador norte-americano Hugh Hammond Bennett, em 15 de abril de 1881.
Bennett foi um grande difusor do combate à erosão do solo, criando em 1935 o Serviço de Conservação do Solo nos Estados Unidos, do qual foi diretor até a sua aposentadoria, em 1951.
Após o seu falecimento, em 7 de julho de 1960, foi cognominado o Pai da Conservação do Solo nos EUA, influenciando muitos pesquisadores também no exterior, a exemplo do Brasil.

Fonte: https://www.embrapa.br/

#ambientelegal #dianacionaldaconservaçaodosolo #conservaçaodosolo

Cap

Convite – Lançamento da nova temporada da série – SONORA BRASIL – Líricas Femininas | 19/4, sexta-feira, 20h | Sesc Consolação

O Sesc SP convida para o lançamento da nova temporada da série “SONORA BRASIL – Líricas Femininas”, no dia 19/04 às 20h.

RSVP atendimento.sesctv@sescsp.org.br até o dia 18/4.

Captura de tela 2024-04-12 173001

O Programa Prefeitura Presente esteve pela região central na última quinta-feira (11).

 

O momento foi marcado pela inauguração do Parque Princesa Isabel e vistorias em obras importantes do Centro de São Paulo.

 

@Todospelocentro

MUGEO

O Museu Geológico Valdemar Lefèvre (MUGEO) está em transformação e queremos que você participe deste processo.

Como? É simples: responda ao nosso questionário (clicando no link abaixo). Vamos entender quem você é, seus hábitos e o que espera do MUGEO.
Sua contribuição é essencial para construirmos um museu ainda mais incrível!

O questionário estará disponível até o dia 17/04, através do link:

 

https://forms.gle/niNa3BApchULePh67

 

Participe e faça parte da história do MUGEO!

PMSP

CENTRO DE SÃO PAULO MAIS SEGURO!

🚨 Com a chegada da 3ª Companhia da Rocam do 7º BAEP, agora são + 80 policiais em motocicletas para garantir patrulhamento eficaz no combate ao crime. Além disso, outros 315 policiais recém-formados e 97 viaturas estão em ação para proteger a região.

@subprefeitura_se

Captura de tela 2024-04-11 121059

UM PROJETO PARA 50 ANOS

 A Associação MOVE CENTRO SP, faz convite para um Seminário com o tema:

“REFLEXÕES PARA AS POSSIBILIDADES DO CALÇADÃO E SEU USO PARA O COMÉRCIO E LAZER”

 O evento será realizado no dia 16 de abril, terça-feira, das 17h30 às 20h30 na Rua Barão de Itapetininga, 163 – 5º Andar – sala Q (República – SP).

Não perca esse diálogo tão auspicioso

Captura de tela 2024-04-10 182912

B4 – AÇÃO CLIMÁTICA EM FOCO – 2024 – ABRIL

Evento – Ação Climática em Foco 
Últimas Vagas – Evento nesse sexta-feira: 12 de Abril de 2024
São Paulo – AYA Earth Partners – Alameda Rio Claro, 28 – Auditório – 6. Andar
Garanta sua vaga – Clique AQUI
Captura de tela 2024-04-10 181240

AÇÕES EM REGIÕES COM GRANDE CONSUMO DE DROGAS!

Preparando as forças policiais para atuarem nas cenas abertas de uso de entorpecentes

#JornaldaRecord

Praça da Sé

INSPETORIA DE AÇÕES INTEGRADAS!

Ações da Prefeitura e da GCM faz com que a Praça da Sé, volte a ser devidamente apreciada!

Confira!

#GCM_IAI

Parque Princesa Isabel

INAUGURAÇÃO DO PARQUE PRINCESA ISABEL

Não perca esse grande evento, 11 de abril de 2024 as 11h30

Mais informações no Convite!

Casa Civil – #TodosPeloCentro
Informe Agenda do Prefeito

Captura de tela 2024-04-10 130248

AMEAÇA DA ESPECULAÇÃO AO “MILAGRE URBANO” NA CIDADE DE SÁO PAULO

São Paulo possui em seu tecido urbano um verdadeiro tesouro ainda não espoliado pela especulação abusiva do uso e ocupação do solo: os bairros-jardins.

by Portal Ambiente Legal – 9 de abril de 2024 Por Carlos Bocuhy* e Heitor Marzagão Tommasini**

#ambientelegal #bairrosjardins #sustentabilidadeurbana

#cidadesverdes #patrimoniourbanisticoambiental

Captura de tela 2024-04-10 095237

A agenda do #TodosPeloCentro chega hoje em edição especial ✅

Você sabia que o Centro de São Paulo conta com nove roteiros guiados gratuitos no Programa “Vai de Roteiro”?📍

Aproveite e inscreva-se!

Confira a programação completa

Projeto de criação do Parque Bixiga — Foto Divulgacao - G1

Bixiga pode ganhar parque: Prefeitura de SP propõe projeto para área do Grupo Silvio Santos

Projeto protocolado na Câmara nesta segunda-feira, 08 de abril, prevê desapropriação do terreno. Acordo com o Grupo Silvio Santos está em negociação.

Captura de tela 2024-04-06 161728

Como ficarão o Morumbi e o Centro com a troca da sede do governo de SP?

O governo do estado vai deixar o Palácio dos Bandeirantes e novamente terá o Campos Elíseos como sede; veja o que pode mudar nas duas regiões.

Por Maria Fernanda Barros
Atualizado em 4 abr 2024, 12h18 …

FONTE: casacor.abril.com.br/arquitetura/

Captura de tela 2024-04-06 163031

PROAM faz agradecimento por apoio ao Manifesto! Mais de uma centena de entidades e especialistas subscreveram!

Se ainda não o fez, há tempo!

Envie sua subscrição até domingo, dia 7 de abril, como entidade ou como especialista para proam@proam.org.br – www.proam.org.br

Captura de tela 2024-04-04 093132

Aos que não puderam acompanhar ou para aqueles que desejam rever a reunião do Conselho de Política Urbana (CPU / ACSP), com a presença do Secretário de Estado de Projetos Estratégicos, Guilherme Afif Domingos, realizada em 3/04/2024